Projeto habitacional do Tocantins é apresentado no 64º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social

23/08/2017 - Jarlene Souza

O Governo do Estado, por meio do presidente da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (TerraPalmas), Aleandro Lacerda, compartilhou experiências de um projeto habitacional inovador implantado no Tocantins, que se tornou referência no Brasil, no 64º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2017 (FNHIS) que está acontecendo em São Paulo e segue até essa quinta-feira, 24. O Fórum é o principal evento do segmento público de habitação do Brasil, que reúne instituições públicas e iniciativa privada que atuam no setor.

O presidente da TerraPalmas apresentou o Programa Minha Casa Minha Vida Faixa 2, uma parceria entre os executivos estadual e federal, lançado em 2015 que está concluindo 396 apartamentos em Palmas e o Programa Minha Casa Minha Vida, Faixa 1- Entidades que está finalizando 290 unidades na capital. A área do projeto foi doada pelo Estado, diminuindo o custo do imóvel, redução de taxas, juros subsidiados e condições facilitadas de financiamento. As empresas construtoras selecionadas, Faixa 2, foram contempladas por meio de certame, com Chamada Pública da TerraPalmas.

“É uma honra saber que este modelo que conseguimos viabilizar em Palmas serviu de exemplo para outros estados brasileiros, como São Paulo, por exemplo, que já iniciou um programa similar. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Criamos a oportunidade de mais pessoas adquirirem seu imóvel com menor custo e de maneira facilitada”, avaliou o gestor Aleandro.

O Fórum também está debatendo temas como: a nova lei federal da regularização fundiária e sua aplicabilidade, novo financiamento de áreas urbanas, inovações e experiências de regularização fundiária e habitação, locação social; as Parcerias Público Privadas (PPP), como alavancagem de recursos para produção habitacional; o déficit habitacional qualitativo no Brasil; os indicadores para uma Cidade Sustentável; o processo de certificação de sistemas construtivos inovadores e a aplicação na construção de habitações de interesse social; e os balanços e perspectivas do Programa Minha Casa Minha Vida.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo. Além de presidentes de Cohabs e secretários de Habitação, secretários Municipais, prefeitos e representantes do Governo Federal para debater os desafios e avanços da habitação no Brasil.